Orquestra Reggae de Cachoeira

Orquestra Reggae de Cachoeira

A primeira orquestra do Recôncavo Baiano, a Orquestra Reggae de Cachoeira, atrai desde 2012 crianças e jovens predispostos a uma diferenciada formação musical. O projeto reúne duas tradições culturais marcantes da região: o instrumental da filarmônica e o estilo reggae.

Por sua trajetória e vivência, como professor de música, o trompetista Flávio Santos despertou para formação de um grupo instrumental que narrasse a espiritualidade do estilo reggae em notas musicais. A Orquestra Reggae tem como inspiração as mais diversas manifestações culturais proporcionadas pelo município de Cachoeira, sua riqueza histórica e musical são convidativas para a criatividade.

O projeto é sociomusical e desde 2012 visa o desenvolvimento da prática coletiva  de  música, tendo como objetivo a sociabilidade não só entre os integrantes do próprio grupo, como também entre esses e a comunidade de Cachoeira e seus visitantes.

Hoje, a Orquestra Reggae de Cachoeira é constituída por  crianças e jovens que moram no município. O trabalho desenvolvido pelo maestro Flávio Santos busca incentivar que os alunos expressem todo seu potencial sensível através da musicalidade. Os instrumentos utilizados são de sopro, metal, baixo e bateria.

Portanto, a Orquestra Reggae de Cachoeira prima pela  musicalidade  como  canal  de expressão  de  sentimentos,  espiritualidade. Com este  intento,  rege  um  repertório  de arranjos próprios cujas poéticas remetem as heranças ancestrais do reggae, prezando pela qualidade sonora e técnica dos seus músicos promovendo um som vibrante que se torna atrativo a interação do público.  O repertório agrega composições dos jamaicanos Bob Marley e Gregory Isaacs e de artistas de referências do reggae baiano.

Comments are closed.