Orquestra Reggae de Cachoeira

Events

Ensaios e Apresentações Públicas

  • Data: 15 de março de 2015
  • Horário:: 17:00
  • Local: Cachoeira – Bahia
  • Endereço: Praça Teixeira de Freitas, Centro

Começa no próximo dia 15 de março, as apresentações da Orquestra Reggae de Cachoeira, coordenada pelo maestro e trompetista, Flávio Santos. Morador e professor neste município do Recôncavo da Bahia, o maetro idealizou um projeto que pudesse resgatar uma musicalidade diferenciada e que atraísse crianças e jovens dessa região. Ao todo, a orquestra terá mais sete apresentações em datas a serem divulgadas.

“A música sempre fez parte da minha vida. Desde criança eu participava dos eventos da cidade e ao longo da minha formação busquei através da Fundação das Artes (Funarte) aprimorar as técnicas de instrumentos, desenvolver a construção de adaptação, composição e arranjo, assim como a percepção musical e a regencia. Percebi que através  dos elementos tradicionais de Cachoeira, eu poderia fazer um trabalho diferenciado. Formar crianças e jovens não só a tocar, mas a conviver melhor em sociedade. A arte, seja ela qual for, abre espaço para o indivíduo perceber o que quer fazer e de que forma pode contribuir para uma construção do saber na comunidade”, declara o maestro.

O projeto Orquestra Reggae de Cachoeira teve início em 2012, quando o maestro fortaleceu a prática de conjunto e do domínio de instrumentos musicais através do conhecimento e experiência com filarmônicas e estudos não só do repertório do ritmo do Reggae como influências do jazz, blues, ska, rockstead, pop. Era o início de uma nova formação de crianças e jovens músicos cujo gênero escolhido foi o reggae. “A Orquestra Reggae hoje é uma escola musical que pretende expandir seu conhecimento a partir da teoria e da prática dos elementos culturais da cidade promovendo um som vibrante que se torna atrativo a interação do público”,garante Flávio.

A rotina para fazer as apresentações teve início em janeiro, quando a Orquetra Reggae de Cachoeira foi uma das contempladas no Setorial de Música 2014 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), sendo a verba destinada para explorar o potencial de crianças e jovens de Cachoeira. Os ensaios semanais ocorrem sempre no Espaço Cultural Hansen Bahia, às segundas e sextas, das 19h às 21h.

A primeira apresentação será no próximo dia 15 de março, na praça Teixeira de Freitas, a partir das 17h, em Cachoeira, município que fica a 120 km de Salvador. Os músicos prepararam um repertório especial para comemorar os 178 anos da emancipação política da cidade que é monumento histórico nacional. Além dos músicos da Orquestra Reggae de Cachoeira, haverá também convidados especiais de outras orquestras.

O quê: Apresentação da Orquestra de Reggae de Cachoeira no aniversário da cidade

Quando: dia 15 de março

Horário: a partir da 17h

Onde: Praça Teixeira de Freitas, Cachoeira, a 120 km de Salvador, Bahia

%d blogueiros gostam disto: